A vice-governadora do Acre, Mailza Assis, participou da solenidade de formatura de 38 concludentes do 1º Curso de Capelania da Polícia Militar do Estado do Acre (PMAC).
O evento aconteceu nesta sexta-feira, 31, na sede do Sebrae, em Rio Branco, onde a gestora ressaltou a relevância do trabalho dos capelães, que promovem a aproximação entre a Polícia Militar e a sociedade.
A formação resultou de uma parceria entre o Comando-Geral da PMAC, o Ministério da Justiça e Segurança Pública, o Ministério Pão Diário, o Instituto Qualicary e o Barclay College, dos Estados Unidos, que concedeu a certificação em capelania.
Com duração de cinco meses, o curso foi realizado no formato híbrido, combinando aulas online e presenciais, além de um estágio supervisionado. Participaram servidores de diversas instituições da Segurança Pública do Estado do Acre (Sejusp), como as polícias Civil e Militar, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Acre, e membros da sociedade civil.
Os novos capelães foram treinados para oferecer um ambiente inclusivo e acolhedor, prestando suporte à corporação militar e reforçando a prevenção ao suicídio, o apoio à saúde mental dos agentes de segurança e o fortalecimento familiar.
“Hoje, celebramos a conclusão de uma jornada transformadora na vida de cada formando. Ser capelão não é apenas uma profissão, mas um chamado. Parabenizo a Polícia Militar pelo comprometimento com a sociedade, pois essa iniciativa reforça que a atuação policial vai além das ruas, alcançando a prevenção e sensibilização na prestação de serviços”, declarou a vice-governadora Mailza Assis.
A comandante-geral da PMAC, coronel Marta Renata Freitas, destacou a relevância da capelania institucional no fortalecimento da Segurança Pública. “Nosso objetivo é melhorar a qualidade de vida e valorizar nossos policiais militares. A capelania é um trabalho voluntário que oferece suporte emocional e espiritual aos militares e seus familiares. Abrimos esse curso também para a sociedade civil e outros parceiros, pois acreditamos que, ao unirmos forças, podemos impactar mais pessoas. Agradecemos a confiança das instituições que acreditaram na Polícia Militar, pois juntos podemos construir uma sociedade baseada na paz, no amor, na união e no cuidado com o próximo”, afirmou a coronel.
A pedagoga e professora Katiuscia Karla Araújo, uma das concluintes pelo segmento da sociedade civil, também celebrou a conquista. Katiuscia, que atua na educação escolar em Rio Branco, ressaltou o impacto positivo da formação. “A capelania é sobre cuidar de pessoas e oferecer assistência aos mais necessitados. Meu objetivo é trabalhar com crianças e adolescentes nas escolas. Não se trata de uma abordagem religiosa, mas de um trabalho de suporte emocional e fortalecimento da espiritualidade para garantir que nossos jovens tenham um futuro melhor”, pontuou.
A formatura integrou o conjunto de ações voltadas para a saúde integral e para a atenção biopsicossocioespiritual da PMAC, dentro da programação do Janeiro Branco, campanha de conscientização sobre a saúde mental.
Entre os presentes na cerimônia estavam o capelão do Corpo de Bombeiros Militar de Goiás, Ailton Bastos, representante do Ministério Pão Diário no Brasil; o capelão do Exército Brasileiro, padre Marcos Oliveira Pereira; a tenente-coronel Alexsandra Rocha, representando a presidente do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC); além de familiares e amigos dos formandos.