“Um momento solene que simboliza a união e o fortalecimento de uma das instituições primordiais para a cidadania do povo acreano.” Foi assim que o governador Gladson Cameli definiu a solenidade que empossou Juliana Marques Cordeiro como a nova defensora pública-geral do Acre para o biênio 2025-2027.
Juliana é a quinta mulher a assumir a Defensoria Geral do Acre desde sua criação. Foto: José Caminha/Secom
Durante a posse, realizada na tarde desta quinta-feira, 30, no auditório do Sebrae, em Rio Branco, o governador ressaltou a importância da Defensoria Pública, que assegura a defesa e a igualdade das pessoas no âmbito dos direitos humanos em todas as esferas da sociedade.
Eleita por meio de votação interna em 25 de novembro do ano passado, Juliana sucede a defensora Simone Santiago. Com vasta experiência na Defensoria Pública, Juliana ocupava o cargo de subdefensora pública-geral e presidia o Conselho Gestor do Programa de Proteção a Crianças e Adolescentes Ameaçados de Morte (PPCAAM ACRE/CONGEST), além de atuar no atendimento especializado em saúde.
O governador enfatizou que a Defensoria Pública é um dos pilares essenciais para garantir o acesso à justiça e à cidadania para aqueles que mais necessitam.
“Vejo o cumprimento dessa missão por parte dos defensores públicos com muita nobreza, responsabilidade e coragem. Esse é um dos motivos que me orgulha em ser governador: saber que podemos confiar a vida de homens e mulheres às autoridades verdadeiramente comprometidas em trabalhar por justiça social e pelo bem comum”, destacou Gladson Cameli.
Juliana Marques Cordeiro é a quinta mulher a assumir a Defensoria do Estado. Para o governador, sua posse simboliza não apenas a equidade de gênero dentro das instituições, mas também o reconhecimento da dedicação de uma profissional com quase duas décadas de serviço ao Estado.
Nova defensora diz que o foco é ampliar o alcance da Defensoria Pública no Acre. Foto: José Caminha/Secom
A nova defensora-geral reafirmou o compromisso de dar continuidade ao trabalho da atual gestão e de ampliar o acesso à cidadania.
“Meu biênio será voltado para a defesa da criança e do adolescente, atuando em conjunto com outras instituições para proteger e garantir os direitos fundamentais. Além disso, investiremos na capacitação, inclusive participamos recentemente do curso de formação dos novos defensores públicos, transmitindo a eles as diretrizes da nossa gestão”, afirmou Juliana Marques Cordeiro.
Também foram empossadas as subdefensoras públicas-gerais: Simone Santiago, ex-defensora pública-geral, que agora assume a Subdefensoria Pública-Geral de Gestão Administrativa, e Thais Araújo, que ocupará a Subdefensoria Pública-Geral Institucional.
O governador aproveitou a oportunidade para agradecer a ex-defensora pública-geral Simone Santiago por sua dedicação durante seus dois mandatos.
Governador destaca que tem focado no fortalecimento das instituições para avançar no cuidado com a população. Foto: José Caminha/Secom
Avanços e Referência Nacional
O governador Gladson Cameli também ressaltou o apoio dos 24 deputados estaduais, que aprovaram a lei permitindo a suplementação e nomeação de 15 novos defensores públicos e a abertura de um novo concurso com 11 vagas.
“Para melhorar as condições de trabalho e valorização profissional, foi necessário aumentar o orçamento da Defensoria Pública, que passou de 0,9% para 1,5%. Assim, garantimos a presença da instituição em todas as comarcas do estado”, afirmou Gladson Cameli.
A Defensoria Pública do Acre também tem se destacado nacionalmente pela sua proximidade com a população. A instituição expandiu suas ações itinerantes, levando serviços a regiões de difícil acesso, além de avançar na digitalização de processos.
Juliana Marques Cordeiro está na Defensoria Pública do Acre há 18 anos e foi uma das responsáveis pela ampliação das atribuições dos membros em todo o estado, consolidando a atuação da instituição em prol dos mais vulneráveis.